fbpx
Converse comigo
[email protected]
21 3088.6342 21 99361.5337

Prótese dentária no Rio de Janeiro

Não é novidade que a realização de procedimentos odontológicos possa surgir no decorrer da vida. A maioria das pessoas passam anos em busca do melhor tratamento, para que a sua saúde bucal seja mantida.

A reposição dentária, está entre as oito especialidades mais procuradas por pacientes no Brasil. Os profissionais mais procurados estão concentrados nos grandes centros urbanos, que contam com um grande desenvolvimento na área, o que explica a grande procura por tratamento de prótese dentária no Rio de Janeiro.


Faça sua prótese dentária com quem quer te ver sorrindo.

Quando o assunto é prótese dentária, a Clínica Maurício Araújo possui dentistas que são referência no Rio de Janeiro. Agende já a sua consulta e descubra a melhor opção para conquistar o sorriso perfeito.


O que é prótese dentária?

Pode-se dizer que prótese dentária é um termo utilizado para denominar os vários tipos de reposições dentárias. A sua principal função é a reconstrução ou reposição de elementos dentários que sofreram danos ou perdas, trazendo de volta três fatores importantes na qualidade de vida do paciente: Mastigação, estética e dicção.

Mastigação correta

A perfeita digestão dos alimentos é essencial para o bem-estar. A mastigação correta é o primeiro passo para que todo o processo digestivo seja pleno, então ter uma boa prótese dentária é sinônimo de saúde.

Estética Dental

A porta de entrada é sempre um belo sorriso. Saiba que a estética dental tem influência direta na saúde mental, podendo melhorar a autoestima. Com a reposição dentária, o paciente não só terá um sorriso bonito, mas também, a recuperação da sua autoconfiança. 

Dicção

A fala é o meio de comunicação mais importante do ser humano, pois ter uma dicção correta pode abrir caminhos. Com a utilização da prótese, o paciente perderá a dificuldade de expressão causada pela ausência de um ou mais dentes. 


Prótese dentária no Rio de Janeiro: Tipos e procedimentos

Existem diversos tipos de próteses e cabe ao Protesista (Cirurgião-dentista especializado em prótese dentária), definir qual o tipo ideal para cada paciente. Complementando a definição sobre “O que é prótese dentária”, conheça os tipos de próteses existentes e entenda um pouco sobre os procedimentos. 

Prótese dentária Fixa

A prótese dentária fixa, é uma forma de reposição dentária e pode ser unitária ou parcial. Pela sua condição fixa, ela é instalada e não poderá ser retirada. A sua procura é por pacientes que têm a necessidade de recuperar as funções mastigatórias, estéticas ou fonéticas. 

Tipos de próteses fixas

  • Coroa

A mais utilizada dentro dos tipos de prótese dentária fixa. Basicamente o dente passa por um procedimento de preparação para que seja recebido uma coroa ao redor. Ela será colocada na parte superior do dente ou implante para servir como substituição. Os materiais mais utilizados são cerâmicos ou metais. 

  • Ponte

As pontes são utilizadas quando há perda total do dente. Utiliza-se os dentes próximos ao espaço vazio, transformando-os em pilares de fixação para o novo dente que será soldado no local.

  • Restaurações parciais de porcelana

As restaurações parciais de porcelana conhecidas também por bloco é uma peça menor que a coroa dentária, e é utilizada para restaurar dentes parcialmente danificados. Podem ser Onlays, inlays e ou coroas parciais.

Dentadura ou prótese total

A prótese total ou dentadura, como é conhecida popularmente, é bastante utilizada para a substituição total dos dentes, podendo ser retiradas e colocadas novamente na boca. As próteses totais superiores possuem uma base que cobre todo o palato (céu da boca) e a inferior assemelha-se ao formato de uma ferradura, deixando espaço suficiente para a movimentação da língua. 

Cada dentadura ou prótese é única e exclusiva de cada paciente, que deverá fazer o molde da boca, em laboratório. O dentista irá determinar qual o tipo ideal para você.

Prótese total

Esse tipo de prótese deverá ser colocado somente após a cicatrização dos tecidos referentes aos dentes extraídos. É importante que o paciente saiba que a cicatrização pode demorar meses, e ele poderá ficar sem os dentes durante o período. 

Prótese total imediata

Nesse caso, a prótese já será colocada logo após a extração dos dentes. O procedimento de montagem é o mesmo, o dentista irá tirar o molde e fazer as modelagens para que ela seja ideal para você.

Overdenture ou Sobredentadura

Overdenture é uma opção para quem quer fugir da prótese convencional (dentadura). O seu procedimento é a instalação de dois a quatro implantes, que servirão de encaixe para a prótese, podendo ser usada tanto na mandíbula (inferior) quanto na maxila (superior). É uma prótese removível e com uma segurança a mais na fixação. 

Prótese dentária protocolo fixo

Super indicado para pacientes que utilizam prótese removível completa, ou dentadura. A prótese dentária protocolo fixo, é a implantação, através de implantes dentários, de dentes fixos que substituirão os naturais. Ele irá repor todos os dentes, e trazer de volta o poder de mastigação.

Todo o procedimento é feito após análises prévias, exames de radiografia onde será possível identificar a quantidade de implantes, por arcada dentária, o paciente irá precisar. 

Prótese sobre implante

Pode-se dizer que a prótese sobre implante é a prótese feita conectada aos implantes dentários, ou seja, é a parte dentária do implante.

Dente de porcelana ou coroa unitária cerâmica

Bastante conhecida por tratamentos estéticos, a coroa unitária cerâmica é indicada para pacientes que estão com altas exigências estéticas. A coroa unitária é toda feita de artefato cerâmico, onde todo o dente será envolvido no processo.

Faceta dentária

Pode-se dizer que as facetas dentárias são prótese finas que ao cobrir os dentes, dão um aspecto mais bonito. É recomendado para dentes manchados, desalinhados ou espaçados. 

O procedimento constitui de um pequeno desgaste na parte frontal do dente, para que as facetas se encaixem perfeitamente, dando um aspecto natural.  Pode-se encontrar facetas de porcelana e de resina.

Lente de contato dental

A lente de contato dental, é tecnicamente conhecida por laminado cerâmico, e é bastante confundida com a faceta dentária. Uma diferença é a espessura do laminado, porém não é o único fator de diferenciação. 

Antes de iniciar o tratamento estético o dentista irá analisar o desgaste dentário e identificar qual será o melhor procedimento. Para dentes com desgastes menores é indicado a lente de contato, no caso inverso, a faceta pode ser a melhor opção. Vale ressaltar que é bastante comum a utilização dos dois tipos.

O primeiro passo para aplicação da lente de contato dental é o planejamento. O dentista irá fazer um estudo do paciente, com fotos, identificação dos tamanhos, para ter ideia de proporção. Após a fase preliminar, será feito um protótipo e realizado um teste de aprovação com o paciente.

Na etapa de preparo, o dentista irá fazer pequenas planificações dentais para poder receber bem o laminado. Após o processo de moldagem, o paciente retorna ao consultório e a lente pode ser colocada.

Prótese parcial removível

É considerado um aparelho protético, que irá suprir a perda de parte dos dentes naturais. O nome parcial se dá pela utilização em apenas algumas partes da arcada dentária, e o removível pela capacidade do paciente de retirar quando necessário. 

A fixação é feita através de grampos flexíveis que irão apoiar-se em dentes naturais, fazendo-os de apoio.

Prótese dentária no Rio de Janeiro: Clínica Maurício Araújo

A clínica Maurício Araújo oferece os melhores serviços de próteses dentárias no Rio de Janeiro. Os 32 anos de experiência do Dr. Maurício, aliado aos equipamentos de última geração, a torna a melhor opção em próteses da cidade. A sua equipe é formada por profissionais qualificados e especializados em diversas áreas da odontologia, o que torna a clínica um ótimo local para que a sua saúde bucal seja realmente tratada como merece. 


Agende seu horário agora mesmo! Agendar agora
× Converse comigo