fbpx
Converse comigo
[email protected]
21 3088.6342 21 99361.5337

Periodontia: Tratamento de Gengiva no Rio de Janeiro

Considerada uma especialidade clássica dentro da Odontologia, a periodontia no Rio de Janeiro vem contribuindo bastante para a população regional. Dados retirados da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Periodontia) indica que doenças periodontais atingem cerca de 75% da população acima dos 25 anos de idade. A sua importância para a saúde populacional é grande, pois as doenças periodontais podem ter relações com problemas sistêmicos, tais como: Osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares e até AVC.


Deseja mais saúde bucal?
Periodontia pode ser a solução.

Quando o assunto é periodontia, a Clínica Maurício Araújo possui dentistas que são referência no Rio de Janeiro. Agende já a sua consulta e descubra a melhor opção para conquistar o sorriso perfeito.


O que é periodontia? 

A periodontia irá tratar os problemas relacionados a gengiva e também os ossos que servem de sustentação dos dentes. O especialista que irá fazer o tratamento, é chamado de periodontista e ele ficará responsável por realizar ações preventivas. tratamento dos tecidos alterados e mais algumas funções que serão listadas abaixo:

  • Identificação da relação entre a doença periodontal com outras condições patológicas
  • Tratamentos e procedimentos clínicos e cirúrgicos voltados para o cuidado com tecidos periodontais.
  • Todo planejamento necessário à manutenção da saúde
  • Implantes e cirurgias de recolocação de estruturas de suporte.
  • Toda avaliação diagnóstica 

Periodontia: Tipos de tratamento

Grande parte das doenças periodontais são indolores no início, e a grande maioria das pessoas nem sabem que estão com algum problema. Geralmente os pacientes procuram uma clínica quando a gengiva ou os ossos estão comprometidos, fazendo com que o dentista tenha um trabalho mais criterioso. Veja agora os tipos de tratamentos existentes e conheça um pouco dos procedimentos aplicados na Clínica Maurício Araújo.

Tratamento de sangramento gengival (Gengivite)

Os sangramentos na gengiva geralmente são notados pelos pacientes durante a escovação ou uso do fio dental, porém os motivos podem ser variados. Qualquer sangramento na região é sinal de que algo não anda bem, ou seja, o seu organismo está trabalhando no combate a agentes agressores. A gengivite, pode ser caracterizada como a fase inicial da doença periodontal, por isso a urgência do tratamento. 

Como tratar a gengivite

O tratamento de eliminação das causas do problema, serão feitos em conjunto com o Dentista. O profissional irá realizar a profilaxia ou limpeza para a remoção das placas e orientar o paciente da importância da higiene bucal. Para que o tratamento tenha resultados satisfatórios, é importantíssimo que o paciente continue com os hábitos saudáveis de higiene. 

O que é periodontite e qual o tratamento?

A periodontite é a fase mais avançada da gengivite, que é causada pela falta de higiene e também o não tratamento da inflamação na gengiva em fases iniciais. Após algum tempo, a infecção que não foi tratada se estende até o periodonto fazendo com que o dente perca o seu suporte, podendo levar a queda.

Principais sintomas

  • Problemas com mau hálito
  • Gengiva inflamada
  • Sangramentos em qualquer região da boca
  • Escurecimento da gengiva
  • Dores em geral

O tratamento da periodontite

O tratamento de contenção do avanço da infecção, será feito através de limpeza realizada no consultório, bochechos com antissépticos bucais e caso a doença esteja em um estágio mais avançado, a raspagem e o alisamento radicular pode ser necessário. Se o dentista analisar as bolsas periodontais e elas tiverem atingido um limite de profundidade (5 milímetros), a cirurgia periodontal poderá ser uma opção.

Rejuvenescimento gengival

Como toda parte do corpo, a gengiva também pode sofrer modificações com o tempo. O envelhecimento gengival faz com que aconteça a retração da gengiva, tornando a raiz e o dente exposto. Um problema bastante recorrente dessa retração é o aparecimento de cárie, que acontece mais facilmente devido a exposição aumentada tanto do dente quanto da raiz. Outro ponto de observação é a recessão gengival que pode ser causada por escovação excessiva, alguma inflamação e doenças periodontais. 

Tratamento de gengiva ou rejuvenescimento gengival

O tratamento irá fazer com que o sorriso do paciente volte ao normal, deixando com aparência jovem e saudável. A forma mais tradicional do rejuvenescimento gengival é através de enxertos de tecidos, entretanto, hoje em dia existem algumas técnicas menos invasivas e com um ótimo pós-operatório.

A técnica de tunelização, é realizada com instrumentos delicados que irão liberar o tecido gengival tracionando-o e cobrindo a raiz do dente exposta. O ponto que faz com que a cirurgia seja considerada minimamente invasiva é a ausência de cortes, tornando o procedimento bastante tranquilo. Pode-se usar enxerto retirado do próprio paciente ou de materiais biocompatíveis existentes no mercado. A recuperação é rápida e não deixa cicatrizes, o que é bastante favorável ao paciente.

Sorriso gengivoso: Causas e tratamento

Problema que atinge boa parte da população, o sorriso gengivoso pode ser descrito como um sorriso onde a gengiva tem maior destaque em relação aos dentes. A maioria dos pacientes que procuram o consultório odontológico, chegam com a queixa de que a estética esteja atrapalhando diretamente a sua vida social. Vamos conhecer algumas possíveis causas do sorriso gengivoso:

  • Fatores genéticos
  • Crescimento dos ossos maxilares
  • Lábio curto
  • Face com grande crescimento vertical
  • Erupção passiva alterada (ERA)
  • Doenças periodontais 
  • Excesso vertical do osso da mandíbula

Tratamento

O tratamento será de acordo com a extensão de cada caso, fazendo com que cada paciente tenha os cuidados adequados. Vejamos alguns casos:

Causado pelo excesso de osso

Quando o motivo for o excesso de osso, o mais recomendável é a cirurgia de reencontro ósseo, pois geralmente o paciente apresenta alterações no crescimento ósseo dos maxilares. Toda a cirurgia será realizada pela parte interna na boca, algumas raras exceções há a necessidade de fazer algum corte externo (rosto).

Causado pelo excesso de gengiva sobre o dente

Se a causa for um excesso de gengiva sobre o dente, a melhor forma de tratar é a realização de uma cirurgia plástica periodontal. 

Causado pelo excesso de contração dos músculos do lábio

Em alguns casos, o motivo principal é o excesso de contração dos músculos do lábio, onde a cirurgia de reposicionamento do lábio e a aplicação da toxina botulínica é a melhor forma de tratamento. Pode-se aplicar, em alguns casos, restaurações de cerâmica com lentes de contato, facetas dentais ou resina.

Tratamento de pigmentação gengival

Por mais que a pigmentação gengival seja um fator benigno, na maioria dos casos, muitos pacientes chegam ao consultório com a queixa de que seu sorriso não está esteticamente “saudável”. Pode-se associar o escurecimento da gengiva a deposição excessiva de melanina e até fazer uma associação ao tabagismo.

Os tratamentos irão incluir uma série de procedimentos plásticos periodontais, com o objetivo de realizar a despigmentação gengival. As técnicas utilizadas são modernas e de rápida cicatrização, sendo específicas para cada caso.

Tratamento de enxerto ósseo

O enxerto ósseo pode ser explicado como a retirada do tecido ósseo de uma parte do corpo e então é colocado para restaurar uma região necessitada. O procedimento pode ser recomendado em diversas situações, tais como: Áreas com deficiência óssea e que vão receber um implante dentário, durante a cirurgia bucomaxilofacial e também no tratamento da periodontite, onde os ossos ao redor do dente são diminuídos.

Periodontia no Rio de Janeiro: Cirurgia estética periodontal

Posicionamento dentário, cor, tamanho e aspecto da gengiva passaram a ser um dos principais motivos que levam os pacientes aos consultórios odontológicos. A cirurgia estética periodontal está passando a ser um procedimento bastante habitual na vida profissional do cirurgião-dentista e os procedimentos específicos serão indicados após análise clínica. Veja agora, uma lista com os principais:

  • Correção do sorriso
  • Recobrimento radicular
  • Despigmentação gengival
  • Remoção do freio labial

Periodontia no Rio de Janeiro: Clínica Maurício Araújo 

O Dr. Maurício Araújo, foi protagonista nos Estados Unidos em uma reunião que é marco na Periodontia e Implantodontia mundial, fazendo com que a sua clínica seja destaque em periodontia no Rio de Janeiro e no Brasil. A sua equipe é composta por profissionais altamente qualificados e humanamente prontos para que o paciente tenha o melhor tratamento.

Agende seu horário agora mesmo! Agendar agora
× Converse comigo