fbpx
Converse comigo
[email protected]
21 3088.6342 21 99361.5337

Implante dentário no Rio de Janeiro

O número de pacientes que procuram por um tratamento de implante dentário no Rio de Janeiro aumentou bastante, pois o procedimento pode ser considerado a forma mais eficaz e atual de recuperação dos dentes perdidos.

Muito além da estética, o tratamento irá recuperar a mastigação, dicção e também ajuda a proteger a boca de diversas doenças. Por mais que o procedimento seja bastante executado, é importantíssimo procurar um profissional realmente qualificado para que o resultado final seja satisfatório. 

doutor maurício araújo

Faça o seu implante dentário com quem quer te ver sorrindo.

Quando o assunto é implante dentário, a Clínica Maurício Araújo possui dentistas que são referência no Rio de Janeiro. Agende já a sua consulta e descubra a melhor opção para conquistar o sorriso perfeito.


A cidade do Rio de Janeiro, conta com um dentista famoso e conhecido no mundo inteiro dentro da área de implantodontia. O Dr. Maurício Araújo, juntamente com sua equipe de pesquisadores, realiza trabalhos de altíssima relevância e ensina suas técnicas, consideradas as melhores e mais eficazes do mercado. Conheça um pouco mais sobre o Dr. Maurício e conheça a importância do seus trabalhos: Clínica Maurício Araújo

O que é implante dentário?

É uma estrutura toda feita de titânio, muito resistente, podendo ser instalada tanto na maxila quanto na mandíbula, tendo a funcionalidade de receber diversas próteses, removíveis ou fixas. O implante irá funcionar como raiz e a eficácia é garantida devido a sua integração ao osso, oferecendo um suporte estável para os novos dentes. A cirurgia é bastante simples, quando executada por profissionais habilitados, e os resultados podem ser surpreendentes. 

Implante dentário: Passos para a realização

Para que o implante seja efetuado de forma adequada é importante fazer uma análise prévia para verificar o estado da gengiva e dos ossos. Caso encontre alguma anormalidade, o dentista, quando necessário, irá fazer um procedimento antes de iniciar o implante dentário. Vamos agora, conhecer os principais passos para a realização do tratamento:

Avaliação clínica

Como já citado anteriormente, a avaliação clínica é indispensável para que o procedimento possa dar andamento. Serão realizados modelos de estudo, tanto virtuais quanto físicos (gesso) e também um exame de tomografia computadorizada. Após todo processo inicial, o dentista poderá avaliar as condições do paciente e identificar se há a necessidade da realização de outro tratamento.

Implante odontológico

Com todas as informações sobre o paciente, e todo os passos planejados, o dentista já poderá realizar o implante odontológico. Entenda agora como será feito o implante dentário.

  • Todo o procedimento deverá ser feito com anestesia local, podendo ser utilizada sedação, quando existir necessidade.
  • Para que o dentista tenha acesso a região de instalação do implante, o leito ósseo deverá ser exposto e  então é feito um pequeno corte na gengiva.
  • Para que o osso seja perfurado com cuidado, pequenas brocas serão necessárias para a realização dessa etapa. Tudo será necessário para que o implante odontológico, do tamanho escolhido, possa ser implantado no paciente sem problemas.
  • Após o implante ser inserido dentro da cavidade, ele receberá uma tampa que servirá como proteção ou cicatrizador.
  • Finalmente a sutura será realizada na região.

A maioria dos implantes dentários no Rio de Janeiro, quando realizado por profissionais qualificados, são eficientes, mas vale lembrar que alguns cuidados após a cirurgia podem ser uma garantia a mais, ajudando na durabilidade do implante.

Ter uma boa higiene bucal

Escovar os dentes três vezes ao dia e usar o fio dental já será um ótimo começo. Consulte o dentista para que ele te indique uma escova adequada, onde você consiga limpar totalmente áreas próximas ao implante. 

Evite o cigarro

O cigarro, além de outros problemas, pode causar o enfraquecimento da estrutura óssea fazendo com que aumente as chances de falhas no implante. 

Visita regular ao dentista

O dentista, após a cirurgia, poderá indicar que você faça visitas frequentes para que alguns cuidados sejam tomados, como uma limpeza e até mesmo a realização de alguns exames. Lembre-se que é importantíssimo seguir as recomendações dadas pelo especialista.

Cuidados com alguns alimentos

Como toda cirurgia, o corpo necessita de um tempo de recuperação para que as atividades normais possam ser reestabelecidas. Com o implante dentário não é diferente, pois é recomendado um cuidado especial com alguns tipos de alimentos, principalmente os que possuem consistência mais dura. A coroa e os dentes podem sofrer alguns danos quando a mastigação desses tipos de alimentos é feita de maneira inadequada, por isso a importância de seguir a orientação do dentista.

Tipos de implantes dentários

Assim como os demais procedimentos odontológicos, os implantes dentários também possuem diferenciação em seus procedimentos. Por mais que o paciente faça uma pesquisa e faça sua escolha, somente o profissional irá identificar qual será o método indicado. Vamos conhecer um pouco mais:

Implante dentário imediato

Esse tipo de implante ficou bastante conhecido pela rapidez do procedimento e é denominado de implante dentário com carga imediata. O cirurgião-dentista, poderá fixar as próteses provisórias aos implantes no tempo de 24 a 48 horas após a fixação dos implantes. É necessário que o dentista faça uma análise prévia, como citado anteriormente, para identificar se o paciente realmente pode receber a prótese. Geralmente, sem a carga imediata, levaria de 6 semanas a 3 meses para realizar o procedimento.

Implante dentário com preservação do Rebordo

A perda do rebordo alveolar, que é o osso que segura o dente, é causada pela perda dentária, isto é, o osso só existe por causa do dente. Na ausência de dente, o osso faz a reabsorção e o implantodontista deve estar atento para tal problema. Quando é feita a extração dentária, um espaço vazio conhecido como alvéolo fica no osso maxilar, e lentamente forma-se um coágulo de sangue, que será transformado em osso. Como o contorno anterior do osso não é mantido, é preciso realizar alguns procedimentos para que o implante seja instalado corretamente. Um dos caminhos mais conhecidos para manter o contorno do osso, ao extrair o dente, é a utilização de um material substituto ósseo, que será definido pelo dentista. 

A técnica de preservação de rebordo foi descrita pelo Dr. Maurício e é um dos trabalhos científicos mais lidos e citados por dentistas do mundo inteiro. Confira o artigo clicando no link: Artigo Científico Dr. Maurício Araújo.

Implante dentário no Rio de Janeiro: Clínica Maurício Araújo

A clínica Maurício Araújo, conta com os melhores profissionais de implantes dentários do Rio de Janeiro. Todo o procedimento é feito com os materiais mais modernos e tecnológicos do mundo, sendo amplamente utilizado pelas melhores clínicas odontológicas da Europa e também dos Estados Unidos. O grupo de profissionais são especializados e inteiramente preparados para que o paciente tenha o melhor tratamento, e também um satisfatório pós-operatório.

Agende seu horário agora mesmo! Agendar agora
× Converse comigo