fbpx
Converse comigo
[email protected]
21 3088.6342 21 99361.5337

Endodontia: Tratamento de canal dentário no Rio de Janeiro

O tratamento de canal dentário ou endodontia consiste em remover o conteúdo interno dos canais radiculares, que se encontram dentro das raízes. Todos os dentes possuem canal, mas dependendo da anatomia, o dente pode ter de um a quatro canais.

doutor maurício araujo

Faça tratameto de canal com quem quer te ver sorrindo.

Quando o assunto é tratamento de canal, a Clínica Maurício Araújo possui dentistas que são referência no Rio de Janeiro. Agende já a sua consulta e descubra a melhor opção para conquistar o sorriso perfeito.


O que é endodontia?

Seguindo a etimologia da palavra “Endodontia”, podemos perceber que os dois termos, “ENDO e DONTIA”, possuem os seguintes significados, respectivamente: Dentro e dente. Pode-se dizer, de uma forma geral, que a endodontia é a especialidade odontológica que estuda e trata as lesões e doenças das partes internas dos dentes, ou seja, a parte considerada “viva”. Qualquer problema relacionado a polpa (nervo) ou a raiz do dente, é o endodontista que você deverá procurar. Existem diversos problemas que podem levar o paciente a precisar de cuidados endodônticos, por isso é importante compreender a especialidade, para que você não fique perdido durante a procura do profissional.

Quando o endodontista deverá ser procurado?

Para que todas as dúvidas em relação aos problemas tratados pelo endodontista sejam sanadas, é importante conhecer as principais causas que levam os pacientes a precisarem de tratamentos endodônticos, sendo elas:

  • Aparecimento de cáries mais profundas.
  • Danos ou fraturas dentárias.
  • Algum tipo de agressão ao dente.

Geralmente, o paciente já consegue perceber de imediato a necessidade de procurar um especialista, pois na maioria dos casos, os sintomas irão incomodar e podem atrapalhar nas tarefas diárias. As queixas mais comuns são:

  • Dor constante e crescente.
  • Sensibilidade aumentada. 
  • Dificuldade durante a mastigação.
  • Sensação de incômodo durante o toque.
  • Presença de bolhas na gengiva. 

Endodontia no Rio de Janeiro: Tratamento

O tratamento para os principais problemas que envolvem a endodontia, são os famosos “Canais”, sendo eles os principais alicerces para que você mantenha todos os dentes saudáveis, preservando a sua estrutura e devolvendo a sua qualidade de vida. 

Por mais que muitos pacientes reclamem sobre o tratamento de canal, saiba que ele é bastante seguro e eficaz, quando realizado por profissionais qualificados. Veja agora o passo a passo do tratamento, e entenda como todo o processo é realizado.

Tratamento de canal

Antigamente, era bastante comum a eliminação total do dente, quando o paciente apresentava alguma inflamação interna, porém com o avanço da odontologia, a maioria dos tratamentos não acontecem a perda dentária. 

O tratamento de canal, irá consistir na retirada da polpa do dente, que pode ser encontrada na parte interna do mesmo. A polpa, quando danificada, tem a necessidade de extração juntamente com a limpeza e o preenchimento do espaço aberto, sendo algumas etapas necessárias para que o tratamento seja eficiente. São elas:

  • A primeira etapa, é a abertura da parte posterior do dente frontal.
  • Nesta fase, a pulpectomia, ou retirada da polpa infeccionada, será feita.
  • Os canais abertos serão esvaziados, limpos e preparados para o preenchimento.
  • Em caso de várias visitas ao consultório, uma restauração temporária será instalada na abertura da coroa. Somente o dentista irá determinar quantas visitas serão necessárias.
  • É iniciado o processo de retirada da restauração temporária para que o preenchimento da polpa e do canal, sejam executados.
  • Finalizando o tratamento de canal, uma coroa é colocada para que o dente possa ter o seu formato adequado.

 Em alguns casos, quando o dente está bastante danificado, pode ser indicado a utilização de pino cimentado. 

Retratamento de canal

Os reais motivos que levam a um possível retratamento de canal variam bastante, porém alguns pacientes podem apresentar características que podem facilitar uma má resposta ao tratamento, tais como: 

  • Dentes que apresentam uma complexidade maior em sua anatomia.
  • Micro-organismos bastante resistentes.
  • Paciente que apresenta baixa imunidade.

Para que aconteça a confirmação da necessidade do retratamento, o dentista irá realizar uma análise, através de radiografia, para identificar alguns pontos de preocupação, como: lesões, canais com ausência de obturação, espaços sem preenchimento, dor e outros.

Confirmado o problema, todo o material deverá ser retirado do dente e um novo tratamento deverá ser iniciado. É importante o paciente seguir todas as orientações do dentista e voltar ao consultório para que o acompanhamento seja feito de forma adequada.

Tratamento de canal no Rio de Janeiro: Clínica Dr. Maurício Araújo

A Clínica Dr. Maurício Araújo, é referência em tratamento de canal no Rio de Janeiro. Todos os profissionais possuem anos de experiência em diagnóstico, tratamento e retratamento de canal. Os equipamentos são modernos, completos e seguros, trazendo maior conforto ao paciente e garantindo qualidade nos resultados.

Agende seu horário agora mesmo! Agendar agora
× Converse comigo