Medo de Dentista

Certo receio em ir ao dentista é algo normal e que a maioria das pessoas tem. Cerca de 50% da população mundial tem medo de dentista ou pelo menos já ficou ansioso com as consultas. Mas a fobia de dentista ou de tratamento dentário é um problema mais complexo, algumas pessoas chegam a ter ataques de pânico no consultório odontológico. Um estudo de 2005 mostrou que no Brasil existe uma prevalência de 2,8% para a fobia dental, sendo o medo associado à dor na utilização da broca a principal situação.

Alguns sintomas comuns são tremedeira, suor, respiração ofegante, frio na barriga, náuseas, não conseguir dormir na noite anterior. Ainda pode causar ansiedade severa pois embora o paciente saiba que tem a fobia, é difícil controlar.

Esse receio pode ser causado por vários fatores, como por exemplo, experiência dentária negativa (um tratamento dolorido, um procedimento que não deu certo), vergonha da condição bucal, o próprio estímulo geral (jalecos, cheiros, sons) e perda de completo controle (quando sentadas na cadeira do dentista).

É importante entender que essa fobia reserva consequências no futuro, problemas graves de saúde bucal, se não for tratada e vencida. Além de gengivite ou cáries, problemas cardíacos também podem ocorrer nestes indivíduos. A piora da saúde bucal também leva à procedimentos mais complexos, alimentando o receio. Procedimentos preventivos costumam ser simples e indolores.

O tratamento da odontofobia que paralisa e afeta a saúde bucal e mental deve ser realizado por psicólogos ou psiquiatras. Medicamentos podem ser prescritos para superar a ansiedade extrema. Técnicas de relaxamento, como respiração profunda e meditação também podem ajudar a controlar o receio.

Algumas dicas que podem ajudar durante a visita ao cirurgião-dentista:

– Conheça seu medo/ansiedade e tenha VONTADE de se livrar dele

– Encontre o dentista certo, a CONFIANÇA é de suma importância

– Seja honesto sobre seus receios

– Vá acompanhado – fornece segurança adicional

– Pergunte – tire todas as dúvidas possíveis

– Comunicação – Combine um sinal de STOP durante o procedimento

Se você tem receio de dentista, a equipe da Clínica Maurício Araújo está preparada para lhe oferecer uma consulta confortável. Nós temos múltiplas opções para ajudar pacientes com ansiedade, como por exemplo, a sedação endovenosa. Entre em contato para mais informações.

Tags :

Os comentários estão desativados.