Blog

Boca Seca

 

É normal ter a boca seca às vezes se você está desidratado ou se sentindo nervoso. Se você tem a boca seca frequentemente, você deve procurar um cirurgião-dentista!

A saliva é responsável por umedecer e limpar a boca durante a fala e alimentação. Também controla as bactérias e fungos, prevenindo infecções. Quando o volume de saliva é insuficiente, causando a boca seca (xerostomia), todas as suas funções são prejudicadas.

O que causa a boca seca? Alguns medicamentos (antidepressivos, anti-histamínicos e anti-hipertensivos), determinadas doenças (diabetes, síndrome de Sjögren), radioterapia de cabeça e pescoço, desidratação (febre, suor excessivo, queimaduras), hábitos como o tabagismo ou a respiração bucal, desordens alimentares (bulimia e anorexia) ou até mesmo o estresse, ansiedade, depressão.

Os sintomas mais comuns são boca e lábios secos, halitose (mau hálito), feridas na boca, sede frequente, sensação de queimação na boca, rouquidão e alteração ou diminuição no paladar, mastigação ou fala.

Por que é um problema? A boca seca também aumenta o risco de doenças na gengiva (gengivite), cáries e infecções bucais, como a candidose.

Como é diagnosticada pelo cirurgião-dentista? Determinando a causa da boca seca. As principais glândulas salivares, fluxo salivar, lábios, língua e tecidos bucais são avaliados. Às vezes, o paciente vai se queixar se boca seca mesmo com um fluxo salivar adequado.

Qual é o tratamento?

Remoção da causa, se possível: Por exemplo, trocar ou ajustar a dose de um medicamento suspeito de ser a causa da boca seca.

Existem medidas simples que você pode tentar:

– Tomar bastante água ou bebidas sem açúcar

– Mascar chicletes ou chupar balas sem açúcar

– Evitar consumo de álcool (incluindo bochechos com álcool), café e cigarro

– Respirar pelo nariz o máximo possível

– Escovar os dentes com um creme dental fluoretado e visitar seu dentista regularmente

Se as medidas acima não funcionarem, seu dentista pode sugerir um substituto de saliva artificial ou até mesmo a prescrição de medicamentos que estimulam as glândulas salivares.

Sendo assim, quando você for ao dentista, informe-o sobre quaisquer sintomas e tratamentos médicos que você realizou, isto ajudará no diagnóstico e causa da boca seca.

Tags :

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.