Blog

Planejamento virtual de implantes e Cirurgia Guiada

Com a Odontologia Digital, os procedimentos se tornaram mais precisos, seguros e trouxeram maior conforto para o paciente e para os profissionais envolvidos. A cirurgia para instalação de implantes dentários não poderia ser diferente. A cirurgia guiada já era uma realidade na Medicina, e tem se mostrado muito útil aos cirurgiões-dentistas.

Os implantes dentários são estruturas de ligas de titânio que se assemelham a um parafuso, instalados nos ossos maxilares, para substituir a raiz de um ou mais dentes perdidos. Sobre o implante é instalada a prótese dentária. A posição tridimensional em que o implante é colocado é muito importante para o resultado estético e funcional do tratamento.

Atualmente, é possível planejar a posição do seu implante pelo computador, garantindo uma cirurgia mais rápida, precisa e segura. Olha só que legal, fazemos sua cirurgia 2x, uma na realidade virtual e a outra para valer! Esse procedimento é conhecido como cirurgia guiada. Veja só como funciona:

1.    Para realizar o planejamento, é necessário uma tomografia computadorizada de feixe cônico, ou seja, uma radiografia 3D, que copia o osso e estruturas duras da sua face, e um escaneamento da sua boca para copiar os dentes e a gengiva.

 

2.   Esses exames são transferidos para um software de computador (nós utilizamos o CoDiagnostiX), onde é possível planejar a posição e inclinação ideal do seu implante, considerando a posição do futuro dente, anatomia óssea, gengiva. Além disso, a proximidade do implante com estruturas importantes como nervos é estudada, assim como a necessidade de enxertos ósseos. O dentista entra em cirurgia sabendo passo-a-passo tudo que irá ocorrer.

 

3.    No software de computador, um guia cirúrgico personalizado é desenhado considerando a posição final dos implantes, e em seguida, impresso em impressora 3D. Esse guia atuará como um mapa, um GPS. Ele tem encaixe nos dentes e mucosas próximos a região e conta com cilindros que mantém a orientação dos implantes correta.

 

4.   Isso também possibilita o planejamento de provisórios imediatos após a cirurgia. Utilizando a posição do implante, é possível desenhar e imprimir/fresar provisórios, guiando a cicatrização dos tecidos e promovendo mais conforto ao paciente.

As principais vantagens dessa técnica são:

 

– Alta previsibilidade e segurança – todo o planejamento é feito com base em exames minuciosos.

 

– Tempo na cadeira do dentista reduzido – cirurgia é mais rápida e precisa, bem como todo o processo, já que possíveis erros podem ser evitados com um planejamento excelente.

 

– Procedimento minimamente invasivo – a cirurgia guiada não necessita de cortes extensos, promovendo um pós-operatório mais tranquilo.

Porém, não é qualquer dentista que está qualificado para fazer uma cirurgia guiada. É necessário treinamento e capacitação. A parte digital chega como uma forma de suporte e auxílio, mas somente um especialista poderá, de fato, transformar todo o planejamento feito em realidade.

 

A clínica Maurício Araújo, conta com os melhores profissionais de implantes dentários do Rio de Janeiro, utilizamos os materiais mais modernos e tecnológicos do mundo, amplamente utilizado pelas melhores clínicas odontológicas da Europa e dos Estados Unidos. Estamos preparados para oferecer o melhor tratamento, e um pós-operatório confortável.

A clínica Maurício Araújo, conta com os melhores profissionais de implantes dentários do Rio de Janeiro, utilizamos os materiais mais modernos e tecnológicos do mundo, amplamente utilizado pelas melhores clínicas odontológicas da Europa e dos Estados Unidos. Estamos preparados para oferecer o melhor tratamento, e um pós-operatório confortável.

Tags :

Compartilhe :

Os comentários estão desativados.